domingo, 14 de agosto de 2011

Dia dos Pais: Uma data para recordar

Pais ...
Não tenho outro titulo para essa postagem, pois acho que uma palavra tão simples nos dá muito significado.
Nesse próximo domingo comemoramos o dia dos pais. Mas porque desse dia? Qual significado?
O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
O dia dos pais no Brasil, onde a comemoração é no segundo domingo de Agosto, tem como autor da data o publicitário Sylvio Bherinh, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953.
Mas enfim ... o que significa uma palavra tão pequena para nós? Segundo o dicionário online Michaelis (michaelis.uol.com.br)
PAI - 1 Homem que gerou um ou mais filhos em relação a estes; genitor; homem colocado no primeiro grau da linha ascendente de parentesco. 2 Animal macho que gerou outro. 3 Benfeitor, protetor. 4 Criador, fundador.
Quero salientar o item 3. Geralmente chamamos nosso Deus de pai, em sinal de conscientização de que ele é nosso protetor, pois sentimos nele confiança, pai assim sendo.
Meus amigos, ter pai é ter alguém com quem se apoiar, com quem se deixar levar ou cair nos momentos de tristeza. Quem nunca se sentiu triste e só teve no pai um apoio ou um amigo.
Ou quem, as vezes por medo, deixou de contar algo para seu pai, mas quando contou, sentiu que podia contar com ele.
Pai é ser um amigo, é saber ouvir e entender, mesmo que difícil seja. Mas dentro desses problemas todos, existe algo que o pai e filho sempre prevalece: o amor. Um amor capaz de eliminar problemas e romper barreiras. Um amor de pai já foi capaz de entregar seu filho à morte para salvar milhões de filhos e filhas.
Pais, vocês devem ser exemplo e reprodução desse protetor, sabendo que seu filho não é apenas algo que vocês pôs no mundo. É saber que essa vida veio de você, veio de dentro de você. Amor não é obrigação para esse filho, mas tenho certeza que o amor vem a partir do momento que você sabe que este ser é um pouquinho de você!
Feliz dia dos pais ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário