quarta-feira, 13 de abril de 2011

Semana da Cidadania começa amanhã!


Em consonância com a Campanha da Fraternidade que tem como tema "Fraternidade e a Vida no Planeta" e como lema "A criação que geme em dores de parto!" (Rm 8, 22) as Atividades Permanentes de 2011 das Pastorais da Juventude do Brasil propõem a valorização da rlação com o mundo, de forma mais fraterna, justa e sustentável, compreendendo o ser humano como parte da criação e não proprietário dela. A partir da Palavra, desejamos aprofundar-nos no debate para encontrar caminhos de superação do modelo de desenvolvimento que massacra os povos e a vida do planeta em favor de poucos. Queremos reafirmar o pertencimento à América Latina, rumo a um projeto de integração sem fronteiras, sem exclusão, sem exploração, de resistência e reconstrução da história, onde o povo a protagoniza de modo que o Reino de Deus, a Civilização do Amor e o outro mundo possível se concretizem entre nós no hoje e no agora.
De tal forma, a Semana da Cidadania (cartaz), tem se inicia agora dia 14 até o dia 21, tem como tema: "Juventude, terra viva" e como lema: "Da mãe terra: esperança e resistência.

O QUE É A SEMANA DA CIDADANIA?

É uma das três Atividades Permanentes das Pastorais da Juventude do Brasil, que tem por objetivo a partir de temáticas próprias da juventude, ver, julgar e intervir na sociedade, ampliando o exercício da cidadania, a fim de construir a Civilização do Amor, na qual acreditamos. A Semana da Cidadania não é um evento. É parte de um processo dos grupos organizados que desejam ir ao encontro dos outros jovens para anunciar a vida para todos/as. A cada ano, as Pastorais da Juventude propõem um tema. Esse tema é para dar unidade e um enfoque especial a ser tratado nos grupos. O tema tem sempre sintonia com a temática proposta pela Igreja para a Campanha da Fraternidade e com a Semana do Estudante e o Dia Nacional da Juventude.

POR QUE PARTICIPAR?

Acreditamos que a Semana da Cidadania é o momento que as Pastorais e as Juventudes têm de conhecer mais profundamente a realidade juvenil e suas problemáticas. Seu material propõe textos com um viés mais reflexivo e de aprofundamento, a fim de, para além de a conscientização apontar junto da Semana do(a) Estudante e do Dia Nacional da Juventude caminhos para transformar a realidade e construir o Reino de Deus, aqui e agora.
Segue em anexo os materiais para subsidiar o trabalho dentro de nosso grupo:


- Subsídio Oficial


Queridos amigos do grupo JoCC, mobilizem-se dentro do grupo para a discussão deste tema tão abrangente dentro de nosso momento. Apóiem, gritem, lutem. É preciso um grito que clame por ajuda e providências. Quem sabe não é a nossa vez e hora de agir?

Fonte: Pastoral da Juventude Nacional http://www.pj.org.br/noticias.php?op=ExibeNoticia&idNot=760
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário