quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Grupo JoCC inicia suas atividades em 2012


No último domingo (12), o grupo JoCC (Jovens Confiantes em Cristo) se reuniu para seu primeiro encontro do ano de 2012. Após um tempo de descanso e pausa, os jovens retornaram para suas atividades.
Na "Barraca do Padre", o grupo se reuniu pela manhã, mais uma vez trazendo uma reflexão sobre a juventude cristã, sobre Deus e sobre o próximo. A jovem Fernanda ficou responsável por preparar o encontro, e trouxe uma reflexão interessante para o inicio de nossas atividades no ano: Quem é Deus?
Difícil questionamento né! Cremos, oramos, pedimos, agradecemos, porém poucas vezes paramos para pensar quem seria esse Deus que tanto cremos.
"Se houvesse dois deuses, um seria a fronteira do outro. Nenhum dos dois seria infinito; nenhum, perfeito. Portanto, nenhum seria Deus. A experiência fundamental de Deus feita por Israel está assim expressa: "escuta, Israel! O Senhor nosso Deus é único" (Dt 6,4). Os profetas exortavam continuamente a deixar os falsos deuses e a virar-se para o único Deus: "Eu sou Deus e mais ninguém" (Is 45,22)" (YOUCAT, p. 31, 2011)
O debate foi bem acalorado, pois é algo que geralmente causa bastante "pano pra manga" para a juventude e para toda a igreja.
Meus amigos, a fase da juventude é geralmente caracterizada pelas dúvidas, anseios, desejos, angústias. De tal sorte, o jovem cristão também tem dúvidas em sua caminhada, dúvidas que logicamente não devem ser abafadas ou recriminadas, porém não devem queimar o significado do mistério que nossa fé norteia. "SOMOS mistério", como nos fala o Pe. Hilário Dick. Tal mistério não há explicação, pois a vivência e a experimentação de tal mistério é a explicação.
O mistério de nossa vida, de nossa origem faz com que hajam dúvidas. É comum! Porém não podemos deixar essas dúvidas diminuírem nossa fé e crença no mistério.
Enfim amigos, esse encontro rendeu muita conversa.
Uma novidade: o grupo esteve recebendo novar companheiras de caminhada. A jovem Débora voltou ao grupo e a jovem Márcia veio pela primeira vez, sejam bem vindas!


Mais sobre este assunto:
Textos
E por falar em pastoral: Porque você caminha?

E por falar em pastoral: O Reino de Deus.

"Quem é Deus?" Pergunta mais digitada em site de busca.



Vídeos
Canção Nova: Quem é Deus pra mim?

E se Deus por um de Nós?

Deus é amor (Taizé)



Em Cristo SEMPRE Jovem!
Grupo JoCC



Um comentário:

  1. Verdade, neste domingo que se passou houve mesmo um debate,um questionamento sobre uma pergunta que a jovem Fernanda fez : quem é Deus? ..E na realidade, Será que já paramos pra nos perguntar : quem é Deus? ... ai fica essa questão

    JoCC sempre \o/

    ResponderExcluir