terça-feira, 26 de julho de 2011

Violência contra as mulheres - Rumo ao DNJ 2011

A violência contra a mulher continua a ser um grave problema em muitos países do mundo e para mudar esta situação, um dos melhores instrumentos é a educação. Esta foi a reflexão apresentada pelo observador permanente da Santa Sé, Dom Silvano Tomasi, na 17ª Sessão do Conselho para os Direitos Humanos da ONU, que em andamento em Genebra, na sessão dedicada à mulher.
Entre as várias agressões, citou-se o estupro como arma de guerra, o tráfico de meninas, os abusos contra empregadas domésticas, seqüestros e conversões forçadas, casamentos e abortos obrigatórios . Durante sua reflexão, Dom Tomasi recordou as palavras ditas pelo papa Bento XVI: ‘mesmo que a violência seja mais frequente onde há pobreza e instabilidade social, devemos reconhecer que alguns sistemas legais e tradições ainda a toleram’: Em alguns lugares e culturas, elas são discriminadas ou subestimadas só por serem mulheres’.
Dom Tomasi afirmou que diante de fenômenos graves e persistentes, os cristãos têm um compromisso cada vez mais urgente em promover a cultura que reconheça a dignidade que pertence as mulheres, na lei e na realidade concreta. Para prevenir esse tipo de violência, Dom Tomasi sugeriu a instauração de melhorias no nível de vida e o acesso à educação. “Neste sentido, recordo o ensinamento da Igreja sobre a igualdade de dignidade na unidade de homem e mulher, na arraigada e profunda diversidade entre o masculino e o feminino, em sua vocação à reciprocidade e à complementariedade, à colaboração e à comunhão”, disse.
Ao final de sua reflexão Dom Tomasi ressaltou que é possível mudar a situação da mulheres no mundo. "Minha delegação considera que é possível melhorar a situação das mulheres e lutar contra o flagelo da violência, construir uma igualdade criativa e um respeito mútuo que previnam todo recurso à violência”, concluiu o observador.

FONTE: http://padreanselmomartiniano.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário